Categorias
Curiosidades Óculos com grau Tecnologia

Lentes de óculos em resina

Sempre que você tem uma receita nova, chega a hora de ir até uma ótica para escolher seus novos óculos, e um ponto fundamental é o tipo de lentes que irá usar. Neste caso, aparecem as famosas lentes em resina, ou ainda lentes orgânicas como também são conhecidas. Mas afinal o que isso significa? São boas estas lentes? É seguro utilizar nos meus óculos novos? Qualquer pessoa pode usar estas lentes? Qual a diferença desta lente?…

Sabemos que são muitas perguntas e dúvidas, mas calma, vamos responder tudinho aqui neste artigo.

As lentes em resina, são desenvolvidas a partir de uma liga plástica baseada em carbono, como a maioria dos plásticos que utilizamos no nosso dia a dia, as lentes orgânicas são produzidas a partir do carbono do petróleo misturada com glicol, que gera maior flexibilidade à resina.

As lentes plásticas estão subdividas em duas categorias: as termoplásticas que são resinas que podem ser moldadas em altas temperaturas, e este é o caso das lentes em resina orgânica, e os plásticos termo fixos, que são também aplicados e usados em lentes oftálmicas, estas resinas são mais duras e resistentes, como no caso de lentes em policarbonato, porém oferecem menor transparência, ou seja, menor qualidade de visão.

É claro que uma lente oftálmica em resina plástica não é como um plástico qualquer, na verdade, demorou muito tempo para surgir uma liga plástica capaz de oferecer boa transmissão de luz e transparência para se poder utilizar como lentes oftálmicas, somente em 1940, ou seja, antes disto, existiam apenas lentes feitas com material mineral, areia e água, basicamente vidro.

Em 1940 foi criada essa resina plástica orgânica que utilizamos em lentes oftálmicas pela COLUMBIA RESIN, batizada de CR39, o nome leva as iniciais da empresa e o número 39, que significa a 39° tentativa da fórmula. Quer dizer então, que não é apenas um plástico, mas sim uma liga de resina criada especialmente para ser utilizada na fabricação de lentes oftálmicas de ótima qualidade visual, leves e esteticamente muito mais bonitas do que as antigas lentes de vidro, pejorativamente chamadas de “fundo de garrafa” na época.

No Brasil, a resina CR39, só passou a ser produzida em larga escala e podendo ser popularmente utilizada nos óculos da população no final dos anos 70 e desde então as lentes de vidro, felizmente, foram desaparecendo apesar de ainda serem utilizadas em casos específicos.

Este tipo de material de lentes é para todos usarem? A resposta é sim, todos podem usar lentes em resina orgânica CR39, o que podemos sugerir é que em casos de receitas com alto grau de correção, acima de 4,00 dioptrias podem ser mais adequadas lentes de alto índice, que também são plásticas, porém mais duras, o que as torna mais finas em casos de graus altos.

Seja o seu tipo de correção e tamanho do grau de correção, sejam lentes só para longe ou só para perto, ou ainda lentes multifocais, todas podem ser em resina CR39. Na verdade, hoje em dia cerca de 80% das lentes vendidas no Brasil são neste material, que é sim, o queridinho das óticas e dos olhos brasileiros.

Agora é claro, sempre procure uma ótica conhecida e com Técnicos Ópticos capacitados para auxiliar na identificação do que é ideal para você, como aqui na REDVIS Ópticas, afinal cada olhar é único e por isso seus óculos também deverão ser únicos.

Procure a Óptica Redvis mais próxima de você, pergunte para o consultor óptico sobre as lentes de resina!

PROFESSOR LEONARDO DUSSARRAT – Escola de Óptica EAD

Clique aqui e encontre a Redvis mais próxima de você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *