Crianças com problemas visuais.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Crianças utilizam a visão de uma forma muito dinâmica, muito mais do que os adultos, alteram a posição e as distâncias focais com muita frequência, muitas vezes existem problemas visuais que ainda não foram descobertos, até mesmo porque as crianças não sabem o que é ver com qualidade se nasceram com alguma dificuldade visual.

As crianças tem por natureza um delicado e determinante desenvolvimento da visão, até os 12 anos de idade 80% do sistema visual estará formado e qualquer erro ou falha neste momento poderá gerar alterações no decorrer da vida.

Se entende como formação do sistema visual o crescimento, fortalecimento e motricidade dos músculos que são responsáveis pela visão, e se são músculos, alguns podem ficar fortes demais ou fracos demais, alongados ou encurtados e ainda apresentarem uma formação desalinhada com o sistema de visão.

Olhar para perto, por exemplo, exige um grande esforço muscular do sistema de foco de curta distância, estes músculos são responsáveis por ajustar imagens muito próximas, como por exemplo o smartphone ou tablet, muitas horas nesta posição, significam exercícios em excesso para os músculos que poderão ficar hipertrofiados e prejudicar a visão no futuro.

Em idade escolar, as crianças podem apresentar dificuldades para ver o professor ou a lousa, os principais sintomas é sentar muito na frente da sala de aula ou ainda sentar em um dos cantos da sala de aula, também se percebe alunos que apertam os olhos para tentar ver a frente da sala de aula, são casos de possíveis sintomas de miopia ou astigmatismos.

Coçar os olhos, vermelhidão e sonolência podem ser sintomas de fotossensibilidade ou hipermetropia, e claro em geral isso reduz a produtividade do aluno, desempenho escolar e até mesmo a sociabilidade do aluno com o grupo. Alunos muito isolados e solitários podem também apresentar dificuldades visuais.

É muito importante entender que as crianças que normalmente apresentam problemas oculares em idade escolar, muito provavelmente os possuem desde a primeira infância e na verdade, nunca enxergaram com 100% de qualidade, por tanto, não sabem o que é uma visão perfeita e acreditam que a forma como enxergam é o normal, assim, não se pode esperar que a criança percebe este problema e reclame, é fundamental a percepção de pais e professores no desenvolvimento desta criança e sempre encaminhar a um especialista para realizar os devidos exames.

Aqui na Redvis podemos ajudar crianças com dificuldades visuais.

Fale conosco aqui: https://bit.ly/encontre_redvis