Dor de cabeça crônica, pode estar relacionado aos seus óculos.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Umas das piores sensações dos problemas comportamentais que uma pessoa pode sentir no dia a dia é aquela dor de cabeça que não vai embora, não é? Só quem teve ou tem enxaqueca crônica sabe o que é isso. E se você está aqui lendo este artigo, é porque sofre disto ou conhece alguém que precisa de uma solução para este problema.

Bom, antes de mais nada, gostaria de deixar claro que nenhuma dica aqui substitui uma consulta médica, pois as dores podem ser problemas neurológicos, ortopédicos ou ainda ortodônticos.

Mas no que tange aos olhos e a visão, aí sim, nisto podemos dar algumas dicas pela experiência que temos em décadas atendendo gaúchos e gaúchas que precisam de correção visual. E sim muitas vezes as dores de cabeça desaparecem com o uso de óculos adequados.

Isso corre porque os óculos desalinhados com o rosto ou com o comportamento visual do paciente faz compensar muitas vezes os músculos extra oculares. Estes conjunto de músculos compostos por 3 pares trabalham para alinhar os olhos em direção ao objeto que estamos focando, ou seja, levantar os olhos, baixar, girar e virar para os lados, por exemplo, é tarefa dos músculos extra oculares.

Músculos Extraoculares - Olho Humano | IVGO - Instituto da Visão

Bom e aonde está a relação com as dores de cabeça, ocorre que quando os óculos estão fracos, ou ainda que a pessoa precise de óculos mas ainda não usa, a visão fica prejudicada, os músculos e lentes internas dos olhos não conseguem focar a imagem com nitidez mesmo fazendo todo o esforço máximo possível. Com este total esgotamento do aparelho ocular, os músculos extra oculares começam a compensar, tentam virar para o ponto onde esta o objeto de maneira mais forte, ou ainda baixam excessivamente forçando os olhos mais para perto do telefone ou leitura que a pessoa está tentando focar, claro que você já entendeu o tamanho da pressão que estes músculos estão exercendo dentro da cavidade óssea onde fica o olho, imagine isto por 10, 12 ou 16 horas seguidas, no caso a órbita ocular que fica na face craniana e recebe o olho está constantemente estressada.

Isto tudo pode ocorrer também se seus óculos não estiverem devidamente alinhados com seus olhos, com seu desenho facial, ângulo do seu pescoço e inclinação da sua cabeça. O mesmo vale para o projeto das lentes, que deve respeitar o ângulo dos olhos, posição das pupilas e inclinação. Afinal se as lentes estão erradas, a visão não é corrigida, e os músculos extra oculares irão entrar em ação novamente.

O resultado disto são dores de cabeça que nunca param, a não ser que você relaxe seus olhos por 2 ou 3 dias, deixando de ler, deixando de usar telefone e computador, e repousando.

A dica é fazer um teste, fique um final de semana ou feriadão quando puder, sem usar o telefone, ler muito ou praticar esportes de reflexo ágil. Tente repousar e fazer caminhadas leves ao ar livre olhando para o horizonte.

Se isso reduzir suas dores de cabeça é provável que sua visão esteja fazendo parte do problema.

Fale conosco, a Redvis está presente em várias cidades do Rio Grande do Sul.

Clique aqui e encontre a Óptica Redvis mais perto de você: https://bit.ly/encontre_redvis