Proteção para seus olhos – cuidado com a radiação ultravioleta

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A época mais quente do ano chegou e neste período de maior exposição ao sol, os cuidados com a proteção dos olhos devem ser redobrados, evitando a degeneração da visão. Ou seja, se não forem devidamente protegidos do sol, os olhos podem começar a sofrer as consequências mais negativas.

No artigo de hoje vamos trazer informações relacionadas aos cuidados necessários para a proteção dos seus olhos, em especial, contra a radiação ultravioleta.

Primeiro vamos entender, o que é a radiação ultravioleta?

Também conhecida pela sigla UV, é definida como toda radiação com comprimento de onda menor que 400nm, sendo muito prejudicial aos seres vivos. Ela pode ser subdividida em três tipos de raios, conforme seu comprimento de onda: UVC, UVB e UVA.

Imagem extraída: http://luz-visivel-uv.blogspot.com/2015/04/luz-ultravioleta-origem-descoberta-da.html

Infelizmente estamos expostos a este problema diariamente por conta da destruição da camada de ozônio da Terra. E no verão, durante os três meses da estação, as temperaturas sobem e a radiação solar bate em cheio. O sol está mais próximo da terra e por isso devemos nos proteger ainda mais dos raios ultravioletas. 

É importante destacar que os que os efeitos da radiação UV são cumulativos, ou seja, quanto mais os olhos são expostos aos raios UV, maiores serão os riscos do desenvolvimento de uma doença, com o passar dos anos.

 

OS EFEITOS DA RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA NOS OLHOS

A luz solar é uma das maiores ameaças aos olhos. Estudos mostram que a exposição à luz solar sem proteção UV pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças oculares como:

Pterígio que são as elevações amareladas da conjuntiva. Também chamado de carne nos olhos é uma inflamação benigna do tecido da córnea.

Fotoceratite é uma espécie de queimadura ocular superficial na córnea que causa: dor, vermelhidão, lacrimejamento, fotofobia e sensação de areia nos olhos.  

Catarata é uma opacidade parcial ou total do cristalino. O cristalino é uma lente biconvexa natural do olho localizado atrás da pupila. Ele colabora na convergência dos raios luminosos para formação da imagem na retina, portanto qualquer alteração na sua constituição afeta a visão nítida, podendo ocasionar diminuição da visão, alteração na percepção de cores, degeneração macular, entre outros. É uma das maiores causas de cegueira no mundo. 

 

COMO PROTEGER SEUS OLHOS DA RADIAÇÃO UV 

1) Uma das principais atitudes é usar óculos de sol com filtro UVA e UVB. Tão importante quando passar protetor solar para proteger a pele, a utilização de óculos de sol com lentes de qualidade e com filtro de proteção reduzem os risco de desenvolvimento de doenças oculares.

2) Se você é usuário de óculos de grau, é importante incorporar proteção UV nas lentes também. A chegada de novas tecnologias possibilitou que as lentes de cristal ou acrílico passassem a ter proteção UV.

3) Proteja as crianças: Os olhos das crianças são especialmente vulneráveis aos raios de Sol. Eles são mais claros e permitem a passagem de mais luz do que os olhos dos adultos. Isso significa que os raios UV podem causar muitos mais danos, pois as crianças não tem defesa contra os raios solares de onda curta.

4) Proteção em dias nublado também! É necessário a utilização de óculos de sol mesmo em dias que o sol não está aparente. Seja no verão ou no inverno, mesmo com dias nublados, há emissão de raios solares e é necessário proteger nossos olhos de alguma forma.

Com essas informações queremos te mostrar a importância da proteção dos olhos contra os efeitos nocivos dos raios UVA e UVB, em qualquer estação do ano e para todas as idades.

 

André Fernando Blume (Técnico em Óptica), associado Redvis e proprietário da Óptica D’Stake da cidade de Sapiranga – RS.